RSS
content bg

Metal Gear Solid (1998)


Metal Gear Solid é um dos jogos mais importantes já lançados. Desde seu início, ele demonstra seus valores de produção imensos: a cena de abertura mostra Snake se aproximando de uma base pela água, os ângulos de câmera tentando acompanhá-lo enquanto seu comandante oferece um resumo da missão ao mesmo tempo em que os créditos de atores e diretores aparecem na tela.

Um dos principais aspectos do PlayStation é que ele usava o CD-ROM como mídia para seus jogos, o que permitia que Metal Gear Solid tivesse roteiro dublado e musicas orquestradas. O rádio do game original retorna como o Codec, e, por meio dele, Snake recebe instruções de seus camaradas ou pode simplesmente bater papo com sua equipe de operação. Os interesses de Kojima são muito vastos, e o Codec reflete isso. Seus companheiros falam de Godzilla, da fauna e flora local, paranoia da Guerra Fria, modas militares, a natureza da guerra e, sobretudo, a relação entre destino e genética.
Uma mistura complicada, claro, mas também é uma maneira não interativa de criar narrativas e uma textura para seu mundo. O que faz MGS grudar em sua mente é a criatividade e a variedade das situações que o jogador encara: se esquivar de soldados e câmeras oferecem desafios que testam os limites das mecânicas dos jogadores. A batalha contra o chefe Vulcan Raven, um mercenário que carrega uma imensa metralhadora, força Snake a evitar detecção e guiá-lo em direção de armadilhas, enquanto a luta contra Sniper Wolf é um puro teste de sua perícia com um rifle de precisão (as mãos de Snake tremem e dar um tiro balança bastante a câmera em primeira pessoa).

A natureza brincalhona de Kojima vem à tona quando o Coronel, chefe de Snake, fala para ele entrar em contato com Meryl usando o Codec, através de uma frequência que está "na caixa do CD do jogo". O CD do jogo na vida real, no caso. Em uma outra cena, Snake é capturado e torturado por Revolver Ocelot. O vilão diz que não há continues e que para sobreviver ele deve apertar o botão do controle loucamente. Ocelot diz: ‘Não ouse usar trapaças ou eu saberei.’ E ele sabe mesmo!
O chefão Psycho Mantis exemplifica MGS, começando a luta lendo a "mente" de Snake: Se o jogador tiver em seu cartão de memória um salvamento de qualquer jogo da Konami, como Castlevania ou International Superstar Soccer, Mantis comenta sobre isso. Ele também fala sobre seu estilo de jogo, baseado em quantos soldados Snake matou e alarmes acionou durante a partida. Mantis manda o jogador colocar o controle no chão e usa a função de vibração para fazê-lo se mover. É Hideo Kojima sendo Hideo Kojima.

0 comentários:

Postar um comentário